Beto Figueiró reúne “Velha Guarda Pantaneira” e celebra a amizade

Por Igor Matheus. Foto: Igor Matheus.

O ser humano não é uma ilha. Precisamos das pessoas, pois, de alguma forma, elas nos preenchem com aprendizados e ensinamentos que ajudam a compor nossa existência. Uma amizade sincera é algo fundamental que transforma. É nesse sentido, de enaltecer o companheirismo, que Beto Figueiró reuniu em sua casa na noite dessa sexta (25), a “Velha Guarda Pantaneira”, um grupo de amigos que há 05 anos se oficializaram assim, porém, amizades que se estendem por décadas.

Beto diz que a ideia desta reunião, partiu de seu amigo Marcos Tadeu, amigo desde a infância.   

— Olha, isso surgiu de uma iniciativa do Marcos Tadeu, um amigo nosso de infância. Aliás, aqui todos nós somos amigos de infância, gente que cresceu junto, gente que amadureceu junto, gente que se reconhece no outro, porque a gente tem essa coisa bacana de ver como que o parceiro está. Convivência —, explica.

Figueiró descreve a formação e a motivação que os levaram a criar o grupo da “Velha Guarda” e o intuito de manterem-se sempre unidos.

— Esse grupo teve o condão de nos aproximar num momento da vida que a gente já chegou num momento de maturidade, num momento de preparo pra vida, de valorizar o que tem valor, sabe? O que é imprescindível. E o que é imprescindível? É a amizade. As grandes pesquisas científicas hoje, chegaram a conclusão de que o maior bem do ser humano é a família e a amizade. Então, isso é muito bacana porque a gente com esse grupo permitiu o resgate dessas amizades e essa aglutinação de gente de Campo Grande, que nasceu e cresceu aqui e de gente que veio pra cá e se entrosou. Então, pra mim é uma alegria. É incrível de poder receber essa turma aqui em casa, de ter esse sentimento de que a casa hoje é de todos nós, dessa turmona maravilhosa do grupo Velha Guarda Pantaneira —, explica. 

Espaço para agregar

Com uma casa ampla e bem receptiva, é o espaço perfeito pra receber.

— Essa casa realmente é muito gostosa e ela só fica bacana com os amigos dentro. É uma casa que não se resume numa moradia, ela é um espaço para agregar, para receber, para ter essa turminha aqui sempre aquecendo aqui o espírito da casa —, considera.

Inconformismo

Beto, que foi candidato a vice-governador nas eleições de 2022, na chapa de Capitão Contar, enfatiza que o incômodo com a esfera pública, foi a principal motivação para embarcar nesta jornada e critica aqueles que não separam o público do privado.

— Nossa entrada na política é por conta do inconformismo. Não conseguimos concordar com o modo com que o homem público, o político profissional trata da coisa pública. A gente percebe que existe uma confusão do que é do povo, do que é público, com o que é privado, da pessoa que está momentaneamente no poder. E essa confusão é trágica, porque não cuida dos vulneráveis. A pessoa que tem projeto de umbigo, projeto de perpetuação no poder, um projeto de querer criar um sultanato na nossa cidade, no nosso estado. E a gente vê isso com tristeza, porque isso é um grande atraso institucional. O que nós queremos é acelerar o processo, ver uma gestão atual, moderna, que quer estar na política para devolver para a sociedade, não para enriquecer, fazer uma política menor, mesquinha, mas uma política que cuide de maneira verdadeira e com muito amor dos nossos semelhantes, dos nossos filhos, das nossas crianças —, enfatiza. 

Vai rolar

Com o nome ventilado entre os possíveis pré-candidatos à prefeitura de Campo Grande, em 2024, Figueiró afirma que “vem pra jogo” pra ampliar o debate e ser combativo aos projetos de poder.

— Vai rolar! A gente vem pra jogo com tudo, para, no mínimo, arejar esse debate, enriquecer a discussão, dizer por que viemos, não permitindo que o político profissional, que é essa classe calhorda que a gente enfrenta, continue usando o dinheiro público para fazer projeto pessoal, usando o dinheiro público para se perpetuar no poder. Então, para essa turma do sistema aí que bate pesado, que é covarde, que como a Dilma, que é uma das musas da política PSDB-PT, disse: “faremos o diabo para ganhar as eleições”. E eles fazem. Só que tem gente brava, gente preocupada com semelhantes, gente que ama as crianças dessa terra e que não vai permitir que essa turma leve tão fácil—, afirma. 

E traz consigo a força da população que deseja mudanças.

— A força, na verdade, não é nossa, é porque a gente captou o sentimento do eleitor sul-mato-grossense, do eleitor campo-grandense. Estamos dando voz a quem se revolta com essa turma da política antiga, da política velha, eu não quero que o ex-governador Azambuja, mande em quem vai ser o futuro prefeito Campo Grande. Eu não quero que a Tereza Cristina, determine os destinos da nossa cidade. Quem tem que fazer isso é meu irmão campo-grandense. E é por isso que a gente está aqui. Vamos para o enfrentamento—. 

Tristeza

Com relação a sua visão sobre a atual Campo Grande, ele diz ver com tristeza a situação da capital e como a mesma vem sendo sugada pelos gestores.  

— Vejo com tristeza. Campo Grande está sendo saqueada há muito tempo. Nossa cidade passa por um processo de pós-guerra, como se a gente tivesse vendo essa turma arrancar os despojos de guerra daqui. A gente tem um centro, lamentavelmente abandonado, uma 14 de julho, criminosamente abandonada e vemos que grupos de fora vêm aqui, saqueiam e fazem o que bem entendem da cidade. As construtoras que chegaram na frente aqui, que beberam água limpa, praticamente receberam desses políticos profissionais a chave da cidade. Isso tem que acabar. Essa chave tem que ser compartilhada. A vinda de empresas sérias, de construção, de todos os setores, é muito bem-vinda, só que sem aquele casuísmo, aquele fisiologismo, aquele toma lá dá cá, o compadrismo. Campo grande vai viver um novo tempo—, acredita. 

Por fim, voltando a confraternização, Figueiró considera a amizade, fundamental para o ser humano.

— Como eu te disse, a amizade é tudo. A amizade é o que fortalece, é o que revigora, é o que sustenta e hoje é um dia de muita alegria hoje não é dia de política, hoje é dia de confraternização e abraços estou muito feliz de estar com essa turminha toda aqui em casa —.

Abaixo, algumas imagens do evento. Um salve aos verdadeiros amigos!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Lula anuncia que país voltará a investir na África

Next Post

Grande evento cristão, Marcha Para Jesus acontece neste sábado em Campo Grande

Related Posts