Ano Novo Chinês em 2025, traz a serpente como marca

Foto: Getty Images.

O primeiro mês de 2025 já está quase acabando. Mas, no Oriente, ele ainda está começando. A China e as comunidades chinesas ao redor do mundo, além de Hong Kong, Taiwan, Macau, Cingapura, Coreia, Vietnã e Tibete, estão se preparando para o Ano Novo Lunar, também chamado de Ano Novo Chinês ou Festival da Primavera, que acontece nesta quarta-feira (29) e marca a entrada do ano 4.723 para os orientais.

A data é celebrada em um festival anual de 15 dias, que começa na Lua Nova – ocorre em algum momento sempre entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro – e termina na Lua Cheia seguinte.

Uma curiosidade sobre o Ano Novo Chinês é que ele é sempre regido por um animal pertencente Zodíaco Chinês. O desta vez tem a serpente como regente.

A serpente ocupa um lugar especial na cultura chinesa, sendo símbolo de atributos como sabedoria, conhecimento, inteligência, intuição e criatividade. É um animal que está ligado a boa sorte, prosperidade, fertilidade e longevidade. Além disso, sua habilidade de trocar de pele e se renovar faz dele um poderoso símbolo de transformação e renascimento.

Segundo o MUSA, Museu da Amazônia, pele das serpentes é recoberta por escamas de queratina resistentes e pouco elásticas, que têm principalmente a função de impedir a desidratação desses animais. Quando chega a época de trocar de pele, uma nova camada de queratina é produzida abaixo da antiga. A parte superficial da pele antiga começa a se soltar pela ponta do focinho e a serpente atrita o corpo contra uma superfície áspera para remover a pele inteiramente. A nova pele apresenta cores bem vivas, ressaltando os desenhos característicos de cada espécie.

Importante pontuar que cada ano do Zodíaco Chinês também é associado a um dos cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal ou água), formando um ciclo completo de 60 anos. Assim, embora o animal do Zodíaco se repita a cada 12 anos, a combinação do animal com o elemento da natureza só ocorre uma vez a cada seis décadas.

O South China Morning Post explica que esses elementos se complementam e entram em conflito uns com os outros, mas é essa interação contínua que se acredita promover harmonia, equilíbrio e ordem no mundo natural.

Este ano, então, é o “Ano da Serpente de Madeira”, descrito como um signo charmoso, inteligente e criativo, mas também secreto, astuto e às vezes implacável.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Cemtec aponta 2024 foi o ano mais quente da série histórica em MS

Next Post

Produção de carnes atinge recorde e ultrapassa 31 milhões de toneladas em 2024

Related Posts