Em discurso de posse nesta segunda-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apostou no patriotismo e o sentimento de esperança nos eleitores americanos que o levaram ao poder, além reafirmar que tratará a questão imigração ilegal no país com mãos-de-ferro.
“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nossa prioridade será criar uma nação que seja próspera e livre”, disse Trump.
A cerimônia foi realizada em Washington D.C. e conta com a presença de políticos internacionais populistas e de extrema-direita.
Deportação em massa
Entre as medidas do governo, o novo presidente anunciou suas primeiras medidas como 47º presidente dos Estados Unidos e prometeu uma ofensiva contra os imigrantes ilegais no país.
“Eu vou declarar emergência nacional em nossa fronteira ao sul (fronteira como México). Toda entrada ilegal será imediatamente barrada, e começaremos o processo de retorno de milhões e milhões de estrangeiros criminosos aos lugares de onde vieram. E vamos mandar nossas tropas para a fronteira ao sul para repelir a desastrosa invasão de nosso país.”
Além disso, Trump afirmou ainda que começará uma investida para coibir os cartéis de drogas do México:
“De acordo com as ordens que assinei hoje, também designaremos os cartéis como organizações terroristas estrangeiras, e, invocando a Lei dos Inimigos Estrangeiros de 1798, ordenarei que nosso governo use todo o imenso poder da aplicação da lei federal e estadual para eliminar a presença de todas as gangues estrangeiras e redes criminosas que trazem crimes devastadores para o solo dos EUA, incluindo nossas cidades e centros urbanos.”