Conduzido pela Polícia Militar, o programa Ronda Escolar encerra 2024 com expressivos resultados em ações e apreensões nas 78 escolas quem compões a rede estadual de ensino em Campo Grande, atividades que visam levar mais segurança e vigilância para o ambiente escolar da Rede Estadual de Ensino.
As operações da Ronda durante o ano, resultaram em mais de 300 cigarros eletrônicos apreendidos, conhecidos popularmente como PODs ou VAPEs e 50 objetos cortantes, como facas, estiletes e tesouras.
Como forma de prevenção, o programa promoveu mais de 9 mil rondas e 840 palestras, abordando temas como civismo, prevenção à violência e cidadania, conscientizando os alunos sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos e o porte de objetos perigosos, além de fomentar a cultura de paz no ambiente escolar.
Todas as 78 escolas estaduais de Campo Grande foram atendidas diariamente pelo programa, distribuídas nas seguintes regiões:
Anhanduizinho: 10 escolas;
Bandeira: 12 escolas;
Segredo: 10 escolas;
Prosa: 6 escolas;
Lagoa: 11 escolas;
Imbirussu: 9 escolas;
Área Central: 20 escolas.
A tenente-coronel da PM, Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante da Ronda Escolar, destacou que a presença ostensiva das equipes foi fundamental para que, em 2024, não houvessem ocorrências de ameaças de ataques ou massacres nas escolas estaduais, diferente do ano anterior.
“A Ronda Escolar reafirma seu compromisso com a prevenção e com a segurança de nossas escolas. O resultado desse trabalho é visível na tranquilidade que hoje caracteriza o ambiente escolar”, ressaltou.