Ministros apresentam Novo PAC e traz investimentos para MS

Foto: Fala Comigo MS

Os ministros do planejamento, Simone Tebet, Casa Civil, Rui Costa e de Micro e pequenas empresas, Márcio França estiveram na manhã desta quinta-feira (21) no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) anunciando um grande pacote de investimentos para o estado. Os aportes chegam a R$ 44 bilhões.

Além dos representantes do governo federal, autoridades politicas locais e representantes estiveram presentes, como o governador Eduardo Riedel (PSDB) e a prefeita da Capital, Adriane Lopes.

O clima era total de otimismo entre os representantes, que a cada momento, reforçavam o espírito e a importância de união, parceria e diálogo entre o governo federal e os estados.

Dentre os investimentos cerne do programa, estão a reestruturação da malha ferroviária do estado, expandindo as linhas no norte do estado com direção ao Paraguai, obras em redes de esgoto, drenagem e água pluviais na Capital e pelo interior, construção de mais de 1000 unidades habitacionais, geração de energia com combustíveis de baixo carbono, termoelétrica e solares, além de educação, melhoria do acesso e internet de alta qualidade em escolas públicas, fortalecimento da rede 5Gno MS, implantação de 4G nas rodovias federais, além de melhorias nos hospitais universitários de Dourados e Campo Grande.

Feliz com a iniciativa, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, diz que a comitiva traz “boas novas”, buscando parcerias para trazer novas obras e oportunidades de empregos ara todos, destacando a rota biomecânica, trazendo mais desenvolvimento e a compreensão da importância de investimentos em conclusão de obras paralisadas, desejando projetar a Capital para todo país e a América do Sul, sem deixar de destacar seus novos projetos para a cidade, como Parque Tecnológico e o futuro Hospital Municipal.

A ministra Simone Tebet disse que o governo está“plantando boa semente”, salientando importância do desenvolvimento com sustentabilidade com todos os setores, gerando emprego e renda em seu trabalho como coordenadora do PAC, ressaltando que o governo, independente de questões políticas, irá trabalhar pelo Brasil e investirá muito em MS, evidenciando a capacidade do governo federal em fazer investimentos, chamando a atenção a melhorias em rodovias desde Porto Murtinho até Três Lagoas, revendo as concessões das estradas do estado, realçando que o sul-mato-grossense pode ficar tranquilos, pois o estado está na rota dos grandes investimentos federais.

Rui Costa, ministro da Casa Civil,iniciou frisando a importância da união dos estados para o bem da população e que, ao chegar ao governo, se deparou com milhares de obras paralisadas, buscando a reconstrução do país. Sobre o alinhamento entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico, Costa afirmou ser possível e realizável com onovo PAC.

Se dirigindo aos empresários, o ministro apontou o pessimismo econômico no início do governo Lula e o governo encerra o primeiro ano de mandato com uma projeção de crescimento em 3% neste ano, superando as expectativas.

No que tange a visão do governo federal, Rui enfatizou que com o novo governo federal, o país voltou ao cenário mundial, destacando a diplomacia e as relações comerciais, a mediação conflitos visando a paz, o diálogoe, que o Novo PAC, representa a volta do desenvolvimento com planejamento para o futuro, o fortalecimento de incentivo a mão-de-obra qualificada, através de parcerias municipais, estaduais e federais.

O ministro informou que, na próxima semana, o governo lançará o PAC para os municípios, focando em infraestrutura, educação, mobilidade urbana e saúde, com destaque a atenção básica, equipando as unidades básicas e com a criação de policlínicas locais, ajudando na realização de exames com maior eficiência, algo que já acontece em alguns estados.

Outro ponto, é a instalação de câmeras nos locais das obras públicas, monitorando em tempo real a execução dos trabalhos, garantindo mais transparência e minimizando possíveis irregularidades, além da importância das ferrovias, colocando-a como fundamental no escoamento mais acelerado e eficiente da produção de grãos no país.

Animado, o governador do estado, Eduardo Riedel, disse que é um dia de alegria, demonstrando o entrosamento do governo do estado com o federal, facilitando a parceria para investimentos. Contou que os aeroportos de Campo Grande e Ponta Porã serão em breve entregues a iniciativa privada.

Riedel realçou ainda sua boa relação com os municípios, e que o Novo PAC vem de encontro com essa integração, gerando de investimentos públicos nas cidades pelo estado, afirmando que MS será “outro estado” em competitividade, geração de emprego, renda, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Intérprete de Libras da Câmara é homenageada pelo vereador Tabosa

Next Post

Lula desembarca no Brasil após extensa agenda em Cuba e Nova York

Related Posts