Prefeitura regulamenta e Agentes de Saúde da Capital tem nova carga horária

Foto: Fala Comigo MS

Os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) tem uma nova jornada de trabalho estabelecida pela Prefeitura de Campo Grande. Através do Decreto 15.691, de 02/10/23, um complemento da Lei Municipal nº 7102, de 31/08/23, estabelecendo 40 horas semanais, diariamente dividida em seis horas em campo e as outras duas horas, para a realização de relatórios em local adequado ao servidor. Diante de uma realidade climática desfavorável em nosso estado, o projeto visa melhorar a qualidade de vida e trabalho dos profissionais, pois muitos tem sofrido com doenças de pele entre outros efeitos negativos de saúde, por conta da exposição ao sol, principalmente no período vespertino, onde os raios ultravioletas são mais nocivos a saúde.

A solenidade de assinatura da regulamentação foi realizada na manhã desta segunda (02), no Paço Municipal e contou com um expressivo número de agentes de saúde, além de autoridades da esfera municipal.

Proponente do projeto que hoje torna-se decreto municipal, o vereador Marcos Tabosa (PDT), considera o momento, a realização de um sonho, que iniciou há 13 anos. “Hoje é a realização de um sonho que começou em 2012. Em 2012 eles já trabalhavam desta forma: seis horas no campo e duas horas para fazer todo tipo de documentação. Derrubaram em 2012, mas eu continuei sonhando. Eu, Andréa Garcia, William Freitas, Palmir, Doutora Sayuri, não desistimos dos sonhos. Em 2014, o sonho voltou. Os inimigos derrubaram o sonho novamente. Mas nós continuamos sonhando. Eu fiquei triste e minha equipe ficou triste. Chegou 2018, eu achei que ia dar certo. Eu achei que eu tinha visto uma luz no fim do túnel, mas infelizmente, derrubaram outra vez. Até que Deus moveu as águas, entraram com providência e colocou a mulher de Deus nessa prefeitura que conhece o Espírito Santo, que conhece o poder de Deus”, destaca.

O vereador Marcos Tabosa e a prefeita Adriane Lopes. Foto: Fala Comigo MS.


O vereador destaca que a prefeita Adriane Lopes foi solidária a causa. “Ela construiu esse sonho junto comigo. Ela disse: “Hoje eu sou a prefeita de Campo Grande, me explique esse sonho”. Aí, montaram uma equipe técnica liderado por ela. Com o João, o Bispo, Darcy, Thelma, Andréia, começamos a sonhar junto”, diz.

Emocionado, Tabosa enaltece o valor do trabalho desses profissionais importantes na saúde pública. “Depois de 13 anos, o sonho vai se realizar. Já se realizou. Só acabou de assinar, um sonho de 13 anos. Os agentes de combate de endemias, que combatem a Zika, o Chikungunya, que vai nos comércios, entra nos terrenos baldios, monta as armadilhas para pegar o mosquito, se dedicam, os agentes comunitários, todo dia saem, de casa em casa, para cuidar da saúde dos moradores de Campo Grande. Os agentes são a ponta da lança”, ressalta.


No final, o vereador faz uma referência ao ex-prefeito Marquinhos Trad, que tinha vetado anteriormente o projeto da insalubridade, hoje, um direito conquistado pela categoria, visto que, muitas vezes os agentes adentram lugares perigosos e de condições precárias no atendimento a população. “Eu não esqueço de quem perseguiu vocês. Não esqueço de quem falava pra mim que vocês não iam poder fazer isso, que vocês não têm direito a insalubridade. O ex-prefeito Marquinhos Trad falou na minha cara que eles não teriam direito à insalubridade. Contratou uma empresa e que fez um laudo e tirou eles. Todos os agentes comunitários não iam receber e somente 80% dos inimigos iam receber”, conclui.


A prefeita Adriane Lopes (PP), saudou os presentes e reforça o compromisso com os servidores. “Queremos passar e deixar um legado para cada pessoa que a gente puder, que terá benefícios a todos os ACE’s e ACS’s. O Tabosa disse que esperam 13 anos junto com vocês por este momento. Um momento de valorização, um momento de um olhar diferenciado. O processo de valorização dos servidores da Prefeitura Municipal de Campo Grande começou a um ano e meio atrás”, explica.

A prefeita da Capital, Adriane Lopes. Foto: Fala Comigo MS.


Lopes apontou limitações na sua condição anterior de vice-prefeita. “Eu era vice-prefeita e vice não tem poder de decisão. Vice é expectativa de ser. No meu caso, Deus agiu e nos trouxe aqui para mudar história dessa cidade com muito trabalho. Eu não vim para prometer, vim para realizar, para executar, e é o que nós estamos fazendo”.

Por fim, elogia a importância da categoria a saúde da cidade. “Vocês são merecedores, porque trabalham todos os dias entrando nas nossas casas. Eu recebo na minha casa com muito carinho quando abro o portão e vejo o que é um ACS ou um ACE. Eu sei da importância que vocês têm na vida de cada cidadão dessa cidade. Vocês são colaboradores. Vocês trazem, através das suas iniciativas, saúde para o povo de Campo Grande. É naquele bate-papo informal, com um cafezinho, uma aguinha gelada ou um Tereré, é o momento que vocês estão salvando vidas e conscientizando a população daquilo que é necessário fazer”, reconhece.

O secretário municipal de saúde, Sandro Benites. Foto: Fala Comigo MS.


O secretário municipal de saúde, Sandro Benites, reconheceu o trabalho do vereador Tabosa na luta com os servidores e a importância da conquista aos profissionais.
“O vereador Tabosa, que sempre teve essa bandeira de luta, de valorização, tanto dos agentes comunitários de saúde, como dos agentes de combate endemias. É muito bom acordar numa segunda-feira, primeiro dia do mês, já com uma notícia boa. O que a gente tem de melhor dentro da SESAU, justamente o nosso corpo clínico, e que seja o começo de uma nova etapa na vida de cada um de vocês, através da valorização individual e também coletiva dos agentes, que a gente saiba aproveitar e fazer o melhor pela nossa população. Deus abençoe a todos”, disse.

O secretário municipal do governo e das relações institucionais, João Rocha. Foto: Fala Comigo MS.


João Rocha, secretário municipal do governo e das relações institucionais, realça o valor da iniciativa e como isso também leva benefícios a população. “Com muita alegria que nós começamos o mês e a semana, com momento tão importante para cada um que visita a casa de todos nós campo-grandenses para fazer um trabalho de prevenção e de Promoção à cidadania. Para todos esses que aqui estão, e na maioria são mulheres, vocês percebem que nós e a prefeita não quis que fosse diferente, porque tem bastante gente, muitas vezes não dá para enxergar lá, nem vocês enxergarem aqui. Com o pé no chão, junto com vocês, porque assim é o trabalho de cada um de vocês, com o pé no chão, na casa de cada cidadão, o que conquistamos hoje, todos juntos, o sindicato (SISEM), a prefeitura e todos vocês, é uma conquista para o povo de Campo Grande”, considera.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Vereador Carlão. Foto: Fala Comigo MS.


Chegando posteriormente ao início da solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlão (PSB), frisando que a Câmara está atenta e engajada as pautas do servidor municipal. “Temos priorizado o servidor. Nosso colega Tabosa tem uma luta difícil e nós temos votado em regime de urgência especial. Não tem nenhum projeto parado no que tange ao servidor público. O Tabosa é um guerreiro. Todo colegiado tem prioridade e vamos fazer assim. Nosso compromisso é com a cidade. Temos obrigação de ajudar a prefeita de administrar a cidade. Temos um compromisso na governabilidade e a prefeita tem o nosso apoio tem o nosso respeito pelo trabalho que vem fazendo. Parabéns a todos da saúde. Vocês são os guerreiros e a Câmara vai estar ao lado de vocês”, acentua.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU 

Next Post

Lula faz fisioterapia e retoma agenda nas próximas semanas

Related Posts