Vai até o dia 10 de janeiro, o prazo para que produtores rurais de Mato Grosso do Sul declararem a área total plantada de soja para a safra 2024/2025. A iniciativa da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) visa proteger a produção contra a ferrugem asiática, sendo obrigatório a todos a realização do cadastro.
De acordo com o SIGA-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul), a área plantada de soja deve ter um aumento de 6,8% em comparação ao ciclo anterior, chegando a 4,501 milhões de hectares, cuja a produção estimada chega a 51,7 sacas por hectare.
Em Mato Grosso do Sul, a semeadura da soja iniciou em 16 de setembro e vai até 31 de dezembro, seguindo o calendário fitossanitário complementar ao período de vazio sanitário, importante no combate da ferrugem asiática.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, diz que a doença é gravíssima para a cultura da soja, podendo levar a perdas de até 90% na produção. “Por isso o registro é obrigatório e deve ser realizado pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sem custos para os agricultores”, enfatizou.